Zona de conforto pode ser entendida como nossa tendência a fazer aquilo que é fácil, cômodo e conhecido. É aquele lugar seguro onde nossas ações, pensamentos e comportamentos não trazem nenhum tipo de ameaça ou risco. É a nossa rotina; aquilo que fazemos no “automático”.
Estão na zona de conforto aquelas pessoas que não se arriscam ou aceitam tudo que acontece na vida como algo normal.
Por exemplo, se você está no mesmo emprego há algum tempo, mesmo estando insatisfeito, provavelmente você está na sua zona de conforto.
Se você tem vontade fazer algo novo, mas não toma nenhuma atitude a respeito, isso pode ser outro sinal de que você esta na sua zona de conforto.
Por que sair da zona de conforto?
Se quisermos atingir nossas metas, e realizar nossos sonhos é importantíssimo termos uma atitude diferente. A zona de conforto nos impede de encarar desafios e melhorar nossa qualidade de vida.
Tudo de pende de você! Para chegar onde a maioria não chega, é necessário fazer o que a maioria não faz!
Todos tem o poder – e a responsabilidade – de sair da zona de conforto.
Sair da zona de conforto nos coloca no “lugar onde a magica acontece”.
Dizem por aí que existem dois lugares para um ser humano no mundo: a sua zona de conforto e a área onde a mágica acontece. Propositalmente, essas linhas nunca se tocam, pois o que traz conforto não vai ser diferente – e, sem algo diferente acontecendo, não há como esperar resultados melhores.
Então, como fazemos isso? Como sair da sua zona de conforto?
Para isso, você não precisa ir muito longe, mudar de país, nem fazer uma mudança muito radical.
É uma questão de atitude. É se permitir pensar de uma maneira diferente, experimentar e errar.
O primeiro passo é fazer uma autoavaliação.
Estou satisfeito com a minha vida? Há espaço para melhorar? Existe algo que eu gostaria de fazer, mas por algum motivo não faço?
Após descobrir aquilo que o incomoda, e o que gostaria de fazer na vida, o próximo passo é agir.
Sair da zona de conforto é uma caminhada pelo desconhecido. Mas é um passo a frente em relação ao seu estágio atual. É um movimento essencial rumo a nossa “evolução”.
Isso vai lhe fazer bem tanto pessoal, como profissionalmente. Esse pode ser o gatilho para fazer um projeto sair do papel ou para alterar as suas funções de trabalho.
Os efeitos de sair da sua zona de conforto:
– satisfação pessoal
– melhora na qualidade de vida
– superação dos seus limites
– desenvolvimento das suas habilidades
– trabalho prazeroso
– ampliação da sua maneira de ver o mundo
Como vimos sair da zona de conforto pode ser desafiador e até assustador, mas os benefícios são muitos e lhe darão uma satisfação na vida cada vez maior.
No próximo post, daremos algumas dicas praticas de como fazer isso.
Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!
Comentários