Muitos homens ficam apreensivos quando se é preciso usar algo mais formal, como um terno, ou mesmo um costume.
Reuniões, entrevistas de emprego, festas, trabalho, casamentos são ocasiões que necessitam de roupas mais formais, ou mais “certinhas” se assim podemos dizer. No caso ternos, ou costumes.
A consultora de Recursos Humanos Débora Goulart explica que um profissional que sabe se vestir bem em diferentes ocasiões é sempre lembrado e bem recomendado. "Quando você vê uma pessoa alinhada e estilosa, a imagem que se fixa na memória é positiva", diz....
Mas qual a diferença de um terno para o costume?
Como usar, e acertar na escolha?
Por que apostar no formal é bom para todos?
*TERNO OU COSTUME?*
Terno é um conjunto de três peças. Paletó + colete + calça.
O paletó e a calça devem combinar sempre, pois geralmente exigem ocasiões formais, mas o colete pode ser a exceção do look, sendo destacado em outras cores, mas sempre combinando com o paletó e a calça, mantendo a paleta de cores corretamente!!
Já o costume é apenas o paletó + calça.
No costume a ousadia pode ser maior, com a cor da calça sendo destoante do paletó, nem sempre a gravata é necessário, pois o costume geralmente exige ocasiões menos formais, como um casamento ao ar livre, ou ate mesmo aderindo o esporte fino, mas sempre paletó e calça sociais, ou seja, no mesmo tecido, nunca calça jeans neste traje.
*COMO ACERTAR*
Eis o grande vilão de muitos homens, o estilo formal. Aderir este look geralmente exige mais cuidados, pois, erram muitas vezes no tamanho, achando que por apenas estar de paletó e calça social é sinônimo de elegância, mas tanto o tamanho, quanto a paleta de cores influenciam na imagem que esta transmitindo.
Ternos folgados demais podem dar uma impressão de deslecho e falta de interesse, tanto para a roupa, quanto para as outras áreas da sua vida. Ternos apertados demais podem dar uma impressão de que não nos conhecemos o suficiente por não sabermos nosso próprio tamanho, ou por estarmos querendo chamar muita atenção para nós.
Elegância e modéstia ao vestir-se estão inteiramente ligados, pois a pessoa verdadeiramente elegante, preserva sua personalidade, o que realmente está por dentro.
Aquilo que vestimos apenas demonstra quem podemos ser, é o nosso cartão de visitas.
Então qual o jeito certo de ser formal, preservando nossas virtudes?
Cores sóbrias sempre serão a chave para nunca errar.
Terno preto, chumbo, azul marinho, marrom ou bege claro são ótimas cores para apostarmos, pois existe uma gama de possibilidades ao combinarmos com a camisa, a gravata e também com os sapatos preto e marrom.
*POR QUE USAR*
Apesar de frases que dizem que não se deve julgar um livro pela capa, isso não funciona em um ambiente corporativo. O vestuário, querendo ou não, comunica uma mensagem.
Empresas formais exigem trajes formais, pois querem transmitir uma melhor imagem aos seus clientes.
Alguns casamentos exigem trajes formais, pois querem algo mais sofisticado.
Entrevistas de emprego e reuniões exigem trajes formais, pois transmitem que tipo de funcionário você é, qual tipo de produto ou imagem deseja vender para outros, e como sua empresa se comporta.
“Ser notado sem se esforçar para ser notado, isso é o que significa elegância”
— Luciano Barbera
No próximo post, daremos algumas dicas praticas de como fazer isso.
Se você gostou desse artigo lembre-se de curtir, compartilhar com os amigos e deixar um comentário dizendo o que você aprendeu com esse conteúdo!
Comentarios